Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Não deixe o calor afetar a sua produtividade

Calor é excelente para passear, viajar e curtir no final de semana. Mas para quem tem que trabalhar, o clima pode ser bem desconfortável e afetar a produtividade. Durante os dias mais quentes, é normal que sintamos mais moleza, cansaço e sonolência, especialmente após as refeições.

Essa sensação de “preguiça” nada mais é do que uma resposta do corpo tentando se resfriar. Da mesma forma que trememos quando estamos com frio para estimular a produção de calor externo, temos o efeito contrário, de relaxamento muscular, nos dias de verão.

Em decorrência dessas funções que organismo tende a exercer para equilibrar a temperatura interna, algumas alterações cardiometabólicas também começam a acontecer, já que o coração precisa bombear ainda mais nutrientes para órgãos internos, pele e músculos. Por isso, casos de vertigem, alterações na pressão arterial, câimbras e cansaço são mais frequentes no verão.

Isso significa que devemos ter o dobro de cuidado nessa situação, especialmente enquanto exercemos alguma atividade, seja corporal ou intelectiva, que favoreça o gasto energético. O trabalho é um bom exemplo disso.

Um trabalhador passa entre 6 e 8 horas do seu dia realizando atividades que exigem muito de seu metabolismo. Qualquer desequilíbrio pode causar problemas de saúde a curto e longo prazo e ainda ocasionar perda de produtividade.

Para que isso não aconteça com você e seus colegas de trabalho, a Unicorp separou 5 dicas (simples, mas essenciais) para contornar os efeitos do calor no nosso organismo.

Reconhecimento dos limites
Nesses dias, busque não exagerar nas atividades. Cultive mais calma e repouso ao longo do expediente e ouça o seu corpo. Se trabalha com atividades mais pesadas, busque produzir mais através de um ritmo moderado, concentrado e constante do que em uma tentativa desenfreada de acelerar as suas tarefas.

Se você estiver sentindo muita moleza ou fraqueza, pare instantaneamente seu trabalho, dê uma volta, refresque-se e hidrate-se. Em casos graves, avise seus colegas e gestores ou procure a enfermaria.

Ar condicionado e ventilador
Climatizar o ambiente ajuda o corpo a não sentir tanto os impactos do clima externo. Alguns equipamentos são essenciais. Invista ou peça para seus gestores investirem em um ventilador. Ele faz uma enorme diferença até mesmo em dias mais amenos, para a circulação do ar.

O ar condicionado já é um assunto um pouco mais delicado. Além do alto gasto energético, ele pode ainda causar desconfortos e alergias em alguns. Use este equipamento com consciência, mantendo o ambiente entre 20ºC e 24ºC e sempre fechado o recinto quando o equipamento estiver em uso, para não forçar ainda mais o consumo de energia.

Hidratação
Uma boa hidratação é a regra de ouro para todas as estações do ano. Mas no verão, você já deve saber que ela é imprescindível. Tome bastante água para que o seu organismo tenhas meios de se refrescar com mais qualidade e facilidade.

Você pode tomar um copo de água gelada para um alívio mais rápido do calor. Mas, mais importante do que isso, é a quantidade que você ingere. Hidrate-se constantemente, buscando até passar um pouco dos 2 litros durante o dia, sempre com um intervalos entre essa ingestão e as suas refeições, para não atrapalhar a digestão.

Comidas leves e frias
E falando em refeição, é na mesa também que encontramos um meio de nos refrescar. Ou, pelo menos, de não aumentar o nosso calor corporal. Comidas quentes trarão ao corpo ainda mais dificuldade em se resfriar – por isso não são uma boa pedida para o almoço, especialmente se você não tiver se atentado à dica anterior.

Quando estiver sentindo muito calor, evite também comidas pesadas e muito gordurosas como massas, queijos, carnes e frituras, pois elas são exageradamente calóricas. Prefira saladas, grãos, frutas e sucos. O cafezinho também deve ser tomado sem exageros!

Técnicas de refrescamento
Sempre existe um jeito de facilitar a troca de calor do corpo. Passar água na nuca e optar por roupas mais leves são um bom começo.

Vista-se de forma leve e adequada para aguentar o clima. Caso você precise trabalhar com uniformes específicos ou com roupas sociais, tenha ainda mais cuidado com as questões citadas nos tópicos anteriores.

E então, essas dicas foram úteis para você? Se você conhece alguma outra boa maneira de se refrescar e não deixar o calor atrapalhar no trabalho, deixe nos comentários para ajudar mais pessoas!

Para mais conteúdos como esse, siga-nos nas redes sociais e acompanhe de perto o nosso blog.

Bom trabalho!

Outras Notícias

Entre em contato com a Unicorp Jundiaí e solicite seu orçamento. Nossa equipe estará a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Solicite um
orçamento agora