Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Alterações cardio metabólicas e de sono em motoristas de caminhão

Cada profissão tem suas particularidades. Por ocupar um grande tempo na vida das pessoas, o trabalho configura o organismo de acordo com as situações experienciadas.

Profissionais que trabalham muito tempo em frente ao computador, por exemplo, tendem a ter mais problemas nas articulações do punho e na cervical, enquanto distúrbios osteomusculares no quadril e joelhos estão mais presentes naqueles que executam tarefas físicas de maior intensidade, como profissionais de limpeza e pedreiros.

Entretanto, nem todos os problemas são relacionados apenas ao sistema muscular-esquelético. Um estudo realizado por Marqueze (2012) avaliou marcadores simples como pressão, colesterol e níveis hormonais em 57 motoristas de caminhão de uma transportadora. Destes, 26 trabalhavam no turno diurno e 31 no turno irregular.

Os resultados foram conclusivos. Os motoristas do turno irregular apresentaram taxas mais elevadas de colesterol LDL no sangue e maiores pressões arteriais sistólica e diastólica.

Isso significa que, quando expostos por um tempo longo a situações extremas de trabalho, esses profissionais apresentam maiores riscos a alterações cardiometabólicos.

O sono também foi levado em conta nessa pesquisa. Os motoristas utilizaram instrumentos que registram os padrões e atividade do quesito. Resultado? O sedentarismo foi conclusivamente associado a uma maior latência e pior qualidade de sono.

Como observado no estudo, essa é uma profissão que pode trazer muitas implicações para a saúde. Passar horas sentado dirigindo pode ocasionar sedentarismo e hábitos irregulares de alimentação e sono, grandes fatores complicadores para o metabolismo.

É extremamente crucial e recomendado o acompanhamento periódico dos caminhoneiros para garantir que essas alterações não compliquem sua saúde ou mesmo gerem adversidades no trânsito. A saúde física e psicológica desses profissionais é de interesse de todos!

Veja mais conteúdos como esse na nossa rede sociais. Siga a Unicorp no Facebook e no Instagram!

Outras Notícias

Entre em contato com a Unicorp Jundiaí e solicite seu orçamento. Nossa equipe estará a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Solicite um
orçamento agora