Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Quais são os requisitos para a contratação de um motorista profissional

Cada ofício tem os seus pré-requisitos. Exames de admissão, periódico e de demissão adequados para cada função são extremamente necessários. Isso, todo gerente de RH sabe.

Se as exigências já são grandes para trabalhadores em áreas comuns como logística, para aqueles cargos em que há risco para a vida do colaborador ou dos outros, os requisitos são ainda maiores.

Motoristas profissionais carregam consigo uma grande responsabilidade de zelar pela segurança nas rodovias. Por isso, alguns exames a mais são pedidos para certificar seu bom estado de saúde física e mental.

Exame admissional
Como em qualquer outro emprego, um exame admissional é obrigatório para a contratação do motorista. Neste, é avaliada a saúde geral do trabalhador e o médico fica a par de todas a condições, como o uso de medicamentos e o histórico de doenças anteriores.

Tudo isso é vital para evitar incidentes em serviço. Alguns fatores podem influenciar na concentração do motorista ou configurar um quadro de risco. Um bom médico, que entenda e saiba aconselhar é essencial nesta fase.

Exame toxicológico
Esse exame também é fundamental para a admissão. Mas também como uma prática periódica. Motoristas em estados de entorpecimento podem gerar adversidades e acidentes.

Para garantir a inteireza psíquica do profissional em questão, os exames toxicológicos são exigidos. Eles captam a presença de substâncias como maconha, cocaína, anfetaminas, metanfetaminas, codeína, ecstasy, heroína, femproporex, anfepramona, morfina, mazindol, oxicodona e todos os derivados dessas substâncias.

Carteira de habilitação
Documentos atualizados são parte essencial do “currículo” do motorista. O descumprimento da lei pode comprometer o trabalhador e a empresa contratante. Acompanhe de perto a situação da carteira do contratado, se ela está regularizada e dentro da validade.

Licenciamento veicular
Caso se contrate um motorista com veículo próprio, esse também é um fator a se avaliar. Afinal, o bom estado do automóvel é uma obrigação ainda maior para quem os utiliza como ferramenta de trabalho.

Por rodar muito e atingir altas quilometragens em menor tempo, as vistorias veiculares devem ser feitas periodicamente, pelo bem do motorista, da carga e de todos ao redor.

As exigências são grandes, mas por um bom motivo. Os quatro requisitos aqui citados permitem que a empresa contrate com segurança e tenham métodos para avaliar a integridade e profissionalidade do motorista.

Outras Notícias

Entre em contato com a Unicorp Jundiaí e solicite seu orçamento. Nossa equipe estará a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Solicite um
orçamento agora