
Autocuidado em dobro nesse Outubro Rosa
Outubro rosa é uma importante campanha de alcance mundial, promovida por entidades públicas e privadas de todos os tipos, especialmente aquelas voltadas para a saúde. A data foi instituída em 1985 e, desde lá, vem conscientizando sobre o problema e lembrando milhões de mulheres a realizar exames anualmente. Afinal, o prévio diagnóstico é a melhor arma contra o câncer de mama.
A doença é um problema sério e deve ser identificada enquanto é tempo. Mamografias e exames de rotina são essenciais para revelar a presença de tumores. Mas mesmo com isto, conhecer os sintomas da doença e saber fazer autoexame podem ajudar. Então fique atenta aos seguintes sinais e consulte o médico caso apresente algum:
- Alterações na pele: vermelhidão, endurecimento da pele, coceira, irritação ou sensação de calor nos seios.
- Nódulos e inchaços: inchaço em uma das mamas, nódulos em algum dos seios, no braço ou nas axilas.
- Dor: nos seios ou na região das axilas.
- Alterações na forma, surgimento de sulcos e surgimento de secreções também podem indicar a presença de um tumor.
Caso tenha observado algum dos sintomas acima, não se desespere. Somente um laudo médico pode confirmar se isso se trata realmente de um câncer. Essa observação é útil para autoconhecimento, detecção e como um primeiro diagnóstico, mas lembre-se que esse procedimento não é exato. Além do mais, ele identifica apenas a doença em seu estado mais avançado e por isso não substitui as anuais visitas ao médico.
Então aproveite esse mês para realizar ou marcar com antecedência sua mamografia e certificar que tudo está de acordo. Converse também com outras mulheres ao seu redor sobre isso e ajude a espalhar essa causa! Juntos, podemos diminuir drasticamente as incidências do câncer de mama.