Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Exames Ocupacionais: quais os tipos e porque são importantes

O propósito dos exames ocupacionais é analisar como está a saúde do trabalhador e então verificar se está apto para a função, além de compartilhar instruções de cuidado para evitar acidentes e garantir qualidade de vida. Os exames são feitos antes do profissional ser contratado pela empresa, durante e também ao ser desligado da empresa.

Estes exames são exigidos por lei e a empresa que deve pagar por eles. Continue lendo o nosso artigo para conhecer mais sobre alguns tipos de exames ocupacionais e sua importância.

  1. 1)    Exame Admissional

Deve ser feito pelo menos 15 dias antes do trabalhador iniciar na empresa. O objetivo é verificar e garantir que o colaborador está apto para a função e saber qual é a atual condição de saúde. Nesta avaliação, é realizada a aferição da pressão, dos batimentos cardíacos, peso, altura e, dependendo do cargo, são feitos outros exames como o de vista, audição e outros mais específicos.

  • 2)    Exame Demissional

Quando o funcionário é desligado da empresa, é necessário realizar exames para avaliar o estado de saúde atual, se desenvolveu algum problema de saúde, se houve algum acidente e se sim, como a pessoa ficou após isso. Vale lembrar que este exame deve ser feito até a data de demissão ou rescisão do contrato.

Mas, caso o colaborador tenha feito um exame há pouco tempo por outros motivos, como mudança de cargo, retorno ao trabalho e etc., ele não precisa realizar o exame demissional.

  • 3)    Exames Periódicos

Neste caso, o tempo entre um e outro exame é muito importante pois depende de alguns fatores como a idade e riscos que o trabalhador está exposto diariamente.

  • Semestral: funcionários que estão expostos aos riscos biológicos, por exemplo, que estão em laboratórios;
  • Anual: funcionários menores de 18 anos e maiores de 45 anos;
  • Bienal (a cada dois anos): para os demais funcionários entre 18 e 45 anos.
  • 4)    Exame de Retorno ao Trabalho

Caso o funcionário fique afastado do trabalho por 30 dias ou mais para verificar se está apto para retornar a sua função.

  • 5)    Exame de Mudança de Função

Este exame é feito para verificar se está tudo bem com o funcionário para ele exercer a sua nova função, principalmente se irá correr algum risco durante o trabalho.

Importante lembrar sobre o Atestado de Saúde Ocupacional, o qual deve ser emitido pelos médicos responsáveis dos exames ocupacionais obrigatórios. Nele consta os resultados e informações caso tenha acontecido algum acidente com o funcionário e se houve lesão. Uma via fica com a empresa e a outra é entregue ao trabalhador.

Além de seguir a legislação, ressaltamos a importância de cuidar dos funcionários da empresa visto que isso o motiva muito e diminui o índice de acidente ou outros problemas. Em nosso site você consegue realizar um orçamento para os seus funcionários de acordo com o exame que precisa ser feito.

Conte com a Unicorp Jundiaí para cuidar da saúde dos seus funcionários.

Outras Notícias

  • PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. O PPRA é um programa da ação e analise contínua, trata-se de uma legislação federal regulamentada pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e […]
  • CIPA – Oque é CIPA?CIPA – Oque é CIPA? Você já ouviu falar sobre CIPA? Sabe qual a necessidade dentro da empresa? A CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ) é uma ferramenta […]
  • Atestado de Saúde Ocupacional – ASOAtestado de Saúde Ocupacional – ASO O ASO ( Atestado de Saúde Ocupacional ) define se o colaborador está apto ou inapto à realização de suas tarefas dentro da empresa. Trata-se de […]

Entre em contato com a Unicorp Jundiaí e solicite seu orçamento. Nossa equipe estará a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Solicite um
orçamento agora