Saúde mental de época de isolamento
O isolamento social está chegando aos seus 4 meses de duração no final de julho de 2020. Isso significa que quase 120 dias dias foram passados nessa situação de pouco contato social e raras saídas.
Já não é novidade para ninguém que a saúde mental de muitos foi afetada nesse período. A sensação de “confinamento” trouxe junto, a algumas pessoas, um estado subconsciente de desânimo, estresse ou ansiedade.
Foi um tombo enorme emocional enorme especialmente para pessoas que começavam seus negócios, que trilhavam seus projetos por novos caminhos e contavam com 2020 para o crescimento. Pelo contrário, o ano trouxe estagnação.
Falar sobre isso não é fácil, mas necessário.
Na verdade, esse é o momento em que precisamos mais estar abertos e expor os nossos sentimentos e ideias um ao outro, para que haja auxílio mútuo e possamos passar por esse momentos difíceis com laços ainda mais fortes.
Caso você ou alguém próximo esteja atravessando períodos de dificuldades psicológicas, você pode (se) ajudar também com as seguintes dicas:
- Manter uma rotina compartilhada e um estilo de vida saudável é essencial para elevar os níveis de bem estar.
- Excesso de tecnologia pode aumentar os níveis de ansiedade, então reserve momentos para se desligar, especialmente a noite.
- E quando estiver online, aproveite para mandar mensagens e conversar com pessoas queridas que estão distantes.
- Procure por ajuda profissional sempre que sentir necessidade.
- Mantenha-se informado, mas sem exageros. Reserve um curto período de tempo no dia para assistir ou ler notícias e faça o possível para que isso não te desestabilize.
- Invista em seus hobbies e atividades prazerosas. Se estiver ficando muito tempo em casa sem trabalho, pode ser uma boa hora para começar aprender algo novo ou planejar.
- Não transfira as suas ansiedades para o excesso de comida, para o álcool ou para o tabaco. Respire, ocupe-se com coisas boas e reserve horários específicos para comer.
Conhece alguma outra dica ou recomendação para passar por esse período de isolamento? Não deixe de comentar – suas palavras têm o poder de ajudar muita gente.
Siga a Unicorp nas redes e continue acompanhando o nosso blog para mais novidades, debates e dicas como essa.