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Cuidados essenciais para manter a saúde em dia

É de extrema importância ter um estilo de vida saudável para evitar qualquer problema que está relacionado a saúde e bem-estar, uma vez que conciliar a rotina de trabalho, com os cuidados da casa e imprevistos do dia a dia é algo trabalhoso para todos.

Além de uma boa alimentação é essencial dormir bem, fazer exercício físico, diminuir o consumo de bebida alcoólica, não fumar.

1- Alimentação

Esse pode ser o ponto mais clichê de todos, mas é um cuidado essencial quando falamos de saúde! Alimentos muito gordurosos, com sódio e açúcar são estímulos para doenças como obesidade, infarto, hipertensão entre outros. Por esses motivos, é importante consumir alimentos com gordura boa e ricas em ômega 3, ácido graxo responsável por diminuir a taxa de colesterol ruim. Os alimentos ricos em estes componentes são as oleaginosas, sendo elas as castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e pistache.

A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) sugere 10 passos para ter uma alimentação saudável, vamos citar alguns deles como:

  • Beber pelo menos 2L de água por dia;
  • Evitar alimentos industrializados;
  • Reduzir a quantidade de sal que é colocada na comida;
  • Fazer pelo menos 3 refeições completas e 2 lanches leves (frutas, oleaginosas) por dia.
  • Você pode conferir estes 10 passos clicando aqui.

2 – Exercício

Praticar exercícios físicos com frequência é um item primordial e apenas 30 minutos por dia fazem total diferença, bem como este hábito é importante para dificultar o desenvolvimento de câncer, evitar doenças crônicas, diminuir o estresse, reduzir o colesterol ruim, hipertensão e é essencial para auxiliar no combate da ansiedade.
A melhor maneira para criar costume de praticar exercício físico é fazer algo que você goste e se sinta bem ao praticá-lo, convide alguém para ir com você e sempre escute as suas músicas favoritas, usufrua de um momento para realizar o autocuidado na rotina.

3 – Dormir bem

Ter uma boa noite de sono é o momento o qual o corpo e mente descansam, por isso é válido estabelecer um horário para ir dormir visto que grande parte da população tem o horário certo para acordar, o ideal é dormir de 7 a 9 horas de sono, por noite.
Além do descanso e relaxamento, o corpo passa por vários processos ao dormir, como: consolidação da memória e aprendizado, aumento da massa muscular, restauração de tecidos, liberação de GH (hormônio do crescimento) e restauração de tecidos.

4 – Hábitos Prejudiciais

Conforme citado na introdução deste artigo é fundamental ter alguns cuidados extras, como por exemplo com costumes os quais são considerados nocivos, tais como fumar e beber em excesso. Um ponto importante a ser citado: um cigarro tem mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, ou seja, é completamente prejudicial à saúde, sendo uns dos principais gatilhos para câncer de pulmão, boca, garganta e esôfago.

5 – Vá ao médico regularmente e faça exames anualmente

Essa última dica listada é imprescindível para cuidar da saúde e deve ser feita anualmente e não só quando há algum problema de saúde. Há diversos exames que precisam ser feitos de acordo com a faixa etária, assim como acompanhamentos, verificar predisposição genética, exames de rotina entre outros.

Existem diversos outros pontos que são importantes, como usar protetor solar para evitar câncer de pele e outros problemas, usar presarvativo nas relações sexuais para prevenir doenças e cuidar da saúde mental, cuide de você. Tendo em vista os aspectos citados é possível concluir que ter um estilo de vida saudável vai muito além de beleza e estética, a saúde vem sempre em primeiro lugar.

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