
Tudo sobre o coronavírus
Um novo vírus assumiu as manchetes internacionais e tem causado muitas dúvidas e preocupações ao redor do mundo. De repente, todos estão falando nisso.
Mas afinal, o que é o coronavírus? De onde ele vem? Existe motivo para preocupação? Separamos algumas das perguntas mais comuns para clarear um pouco mais sobre assunto:
O que é o coronavírus?
Os coronavírus são uma grande família de vírus já conhecidos desde a década de 60 no ramo da medicina. É uma espécie bem comum, que afeta a maioria das pessoas durante a vida, causando complicações respiratórias brandas e de curta duração. Porém, essa nova mutação do vírus tem o poder de causar sintomas mais fortes, já que o sistema imunológico de muitos humanos não sabe lidar com os patógenos.
Qual a origem do surto? Existem casos registrados no Brasil?
O surto teve origem em dezembro de 2019 na China, local onde houveram mais casos registrados e o único que até então contabilizou mortes decorrentes da epidemia (Última atualização: 05/02/2020). Não há nada confirmado até o momento, mas acredita-se que o contágio tenha iniciado em um mercado de produtos do mar de Wuhan, cidade capital da província de Hubei.
Por enquanto, não houveram casos confirmados no Brasil, apenas suspeitos. A epidemia se espalhou especialmente para países limítrofes ou próximos da China, mas também para a Austrália, América do Norte e alguns países da Europa. Você pode acompanhar os números em tempor real pelo site: https://bnonews.com/index.php/2020/01/the-latest-coronavirus-cases/
Por que tanto pânico? Ele é perigoso?
O número de infectados e de mortes pode não parecer tão assustador a princípio. Mas é preciso levar em conta que a epidemia é nova e com grande índice de alastramento. Levando em conta a proporção de infecções e mortes, médicos estipulam que o vírus é mais perigoso que o H1N1, porém menos letal que as epidemias anteriores de coronavírus, com a SARS em 2003 e a MERS em 2012.
A notificação da OMS para a mídia mundial não teve o objetivo de assustar, mas sim conscientizar e colocar as autoridades em alerta para a possibilidade de contágio. É preciso controlar e evitar o surto desde o princípio para que não hajam consequências maiores.
Quais são os sintomas?
O coronavírus pode ser assintomático ou demorar para manifestar. Seus sintomas, quando manifestos, são: pneumonia e dificuldade ou insuficiência respiratória. Grupos de risco podem apresentar sintomas ainda mais graves.
Como acontece a transmissão e o contágio?
O coronavírus pode ser transmitido pelo ar ou pelo contato com secreções contaminadas. De qualquer forma, exige proximidade com a pessoa ou animal infectado ou portador.
Existe cura, vacina ou tratamento?
Ainda não existe uma vacina para o Coronavírus, visto que é uma doença recente. O tratamento não é feito por um medicamento específico, mas por remédios para aliviar os sintomas, repouso e hidratação adequada, como na maioria das viroses.
O que fazer?
Por meio das dúvidas, esteja atento às notícias e informações que circulam sobre o caso. A epidemia não chegou ao Brasil, mas caso chegue ou se você vai viajar para algum dos países com casos registrados, siga as orientações básicas para a prevenção:
- Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
- Lavar frequentemente as mãos;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir;
- Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Se ainda restou alguma dúvida ou se viu alguma nova atualização, deixe nos comentários. Compartilhe com as pessoas próximas de você. O direito de saber é universal!