Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Posso doar sangue nesta pandemia?

Se não estamos nem nos tocando ou saindo na rua, é natural que um questionamento como esse esse surja. Afinal, não é um absurdo pensar que o sangue infectado possa ser prejudicial para aquele que o recebe. 

Por isso, existem algumas medidas preventivas que precisam ser tomadas pelos postos de coleta. Mas não, a doação de sangue não parou. E não pode parar.

A ANVISA e o Ministério da Saúde (MS) atualizaram os critérios técnicos contidos na Nota Técnica 13/2020 editada pela Coordenação ­Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério.

Além das restrições já preexistentes, o documento informa que algumas pessoas não podem doar sangue diante da realidade atual de circulação do novo coronavírus. São elas as que:

1- Tenham se deslocado ou sejam procedentes de países com casos autóctones confirmados de infecções pelo SARS­CoV­2. As doações não devem ser feitas nos primeiros 14 dias após o retorno;

2- Foram infectados pelos vírus SARS­CoV­2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial. Essas não devem doar antes de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindicam a doação);

3- Tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS­CoV­2 e;

4- Permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS­CoV­2.

É importante deixar claro que, em um momento como esse, as autoridades e bancos de sangue estão sim se mobilizando para manter segura a coleta.

Apesar de estar dentro da média recomendada pela OMS, a taxa de 1,6% de doadores na população brasileira não pode regredir. Os bancos de sangue devem continuar abastecidos, para que pacientes com outras enfermidades tenham a acesso a um tratamento adequado.

Cabe ao doador apenas buscar um banco de sangue confiável e, por sua vez, também seguir as normas de segurança, como uso de máscara e lavagem constante das mãos.

Que todos continuemos fazendo a nossa parte doando e nos cuidando. Tudo isso vai passar!

Outras Notícias

Entre em contato com a Unicorp Jundiaí e solicite seu orçamento. Nossa equipe estará a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Solicite um
orçamento agora