Seu navegador não suporta ou está com o JavaScrip desabilitado, por conta disso, pode ocorrer falhas nesse site.

Alongamento para motoristas: uma ótima forma de prevenir dores

Não é raro motoristas sofrerem de dores nos ombros ou nas costas. As várias horas passadas em frente ao volante costumam causar fadigas e travamentos musculares nas regiões cervical e lombar das costas. O excesso de tempo em uma posição desconfortável prejudica a ergonomia a curto e longo prazo.

Para evitar isso, é necessário que quem trabalha dirigindo, seja em caminhões, ônibus ou aplicativos de transporte, conciliem em sua rotina exercícios físicos, uma boa alimentação e um tempo justo diário de descanso.

As atividades físicas atuam como uma precaução contra esse tipo de problema. Elas fortalecem os músculos e articulações, evitam tensões e ainda criam resistência contra o excesso de estímulos.

A qualidade de sono também afeta no relaxamento muscular e na resposta do corpo à dor e ao estresse. O nervosismo e a falta de sono geram enrijecimento muscular e podem comprometer até mesmo o sistema imunológico.

Essas são atitudes básicas para prevenir as dores e evitar que elas se tornem crônicas. Mas sabemos que mesmo com uma rotina disciplinada, elas podem aparecer. Pensando nisso, separamos alguns alongamentos básicos para aliviar as tensões geradas nas costas. Confira:

Para as costas

Para aliviar as tensões na lombar, puxe o joelho em direção à barriga e segure por pelo menos 30 segundos. Você pode fazer esse alongamento de pé ou, se tiver a oportunidade, deitado.

Esse é um excelente exercício para combinar com o anterior. Em posição sentada ou em pé, chegue com suas mãos o mais próximo do chão que conseguir sem dobrar os joelhos. Nessa postura, relaxe os ombros, solte a cabeça e sinta o alongamento na parte posterior da perna e inferior das costas.

Uma variação possível é elevar a perna em algum apoio que encontrar. Não precisa ser muito alto no começo. Basta estender bem e sentir alongar perna e panturrilha.

Bom as pernas abertas na largura dos ombros, levante os braços e jogue seu tronco para o lado, estendendo bem a lateral das costas. Mantenha sua cabeça entre os braços e conte até 30 em cada lado.

Para o ombro

Esse é um alongamento excelente e pode ser feito inclusive dentro do veículo. Basta jogar as mãos o mais a frente que conseguir. A seguir, se tiver espaço, levante os braços esticando-os o mais para cima que conseguir. Você pode emendar o alongamento anterior com esse.

Estique seu braço e traga-o para próximo do peito, empurrando a parte mais próxima do ombro com a mão inversa. Mantenha seu tronco parado e vire a cabeça para o lado oposto ao que está puxando o braço.

Então, da próxima vez que sentir dor ou mesmo sinais dela, pare o veículo por alguns minutos para soltar sua musculatura. É rápido, fácil e faz uma completa diferença para o seu bem estar e qualidade de vida.

Gostou dessas dicas? Siga a Unicorp nas redes sociais e veja mais conteúdos como esse.

Outras Notícias

  • Perda Auditiva OcupacionalPerda Auditiva Ocupacional A perda auditiva ocupacional (PAO) é uma mudança permanente do limiar auditivo decorrente de: Agentes físicos: ruídos, vibrações, radiações, […]
  • Hábitos saudáveis para adotar no dia a dia Atualmente a presença de crianças, jovens e adolescentes no universo online é numeroso e, por isso, o cuidado ao propagar um estilo de vida precisa […]
  • A importância dos exames oftalmológicosA importância dos exames oftalmológicos Em algum momento da vida, você já deve ter passado por aqueles exames em que o médico aponta para uma figura similar a um “E” e você tem que […]

Entre em contato com a Unicorp Jundiaí e solicite seu orçamento. Nossa equipe estará a disposição para esclarecer suas dúvidas.

Solicite um
orçamento agora